uTorrent prepara-se para faturar com publicidade

A nova versão do uTorrent, anunciada para daqui algumas semanas, trará propagandas em sua barra de ferramentas.

Com uma base de mais de 125 milhões de usuários ativos, o uTorrent é de longe o cliente BitTorrent mais popular. Sendo a principal fonte de renda para a empresa BitTorrent Inc., graças aos recursos que recebe por um acordo de uma barra de ferramentas que pode ser instalada quando o uTorrent é baixado, gerando algo entre 15 e 20 milhões de dólares anualmente para a companhia. E esse faturamento deve aumentar bastante após a decisão de incluir propagandas em seu software.

Segundo a empresa, os usuários poderão marcar os anúncios que considerarem irrelevantes para que a ocorrência destes diminua. Mas não será possível remover as propagandas, a menos que o usuário compre a versão µTorrent Plus por 24,95 dólares.

Deixando de lado a questão de obter lucro com uma ferramenta que facilita a pirataria ser moralmente questionável ou não. É importante lembrar que se o faturamento de empresas desenvolvedoras de clientes BitTorrent começar a crescer demais, isso chamará a atenção das grandes corporações, afinal não se pode esquecer que esse foi um dos motivos para o MegaUpload entrar na mira da RIAA e do FBI.

[uTorrent via TorrentFreak]