HBO pede que Google remova link para software de código aberto

vlc_1Em meio a uma lista de links para downloads de filmes e seriados, a HBO enviou também um link para download do player de vídeo de código aberto, o VLC. É provável que o link tenha sido enviado por engano já que pertencia a um site de torrent, mas e se mais erros como esse acontecerem e o Google não detectar?

Em seu artigo, o site TorrentFreak mostra a imagem abaixo da lista de links que segundo a HBO infringia seus direitos autorais.

vlc-got

Sempre que ocorre um erro deste tipo, as empresas sempre culpam uma falha do sistema que gera a lista de links automaticamente, e é provável que a causa seja mesmo essa, tendo em vista que a HBO já chegou a pedir ao Google que removesse links do próprio site oficial do canal, por infração de direitos autorais.

Mas se o sistema gera erros grotescos como esses, esse sistema pode ser considerado confiável? E se o Google não detectar esses erros e bloquear um programa de código aberto, por infração de direitos autorais?

Sempre que consultado a respeito de erros como esse, uma espécie de resposta padrão da empresa é que “fazem o melhor que podem para identificar erros e abusos para que não removam conteúdo legítimo. O Google continua a destinar recursos substanciais para melhorar e agilizar esse processo.”