4 dias antes do laçamento, “GTA V” já é compartilhado em sites de torrent

gtaVO jogo com lançamento previsto para 17/09 (19/09 no Brasil) já pode ser encontrado para download em sites como o Pirate Bay e Torrent Reactor. A questão a ser levantada nessa caso é: O problema são os sites de torrents? Ou as empresas que não conseguem manter um controle sobre sua cadeia de distribuição?

É claro que um site torrent acelera a disseminação do conteúdo pirata. Mas no caso de pirataria antes do lançamento, está claro que não foi nenhum usuário que compartilhou o conteúdo sem autorização, portanto, o vazamento foi feito por algum revendedor que já está com os produtos em estoque, ou talvez, alguém de dentro da própria Rockstar.

Considerando que a publicação em sites de torrents ocorreu 4 dias antes do lançamento, ou o jogo tem uma proteção muito fraca contra pirataria, ou o vazamento ocorreu faz tempo, e só agora os piratas teriam conseguido destravar o jogo, o que aumentam as chances do ter ocorrido dentro da própria fabricante.

A Rockstar, no entanto, não se pronunciou sobre o vazamento do jogo. Enquanto isso, a Microsoft já se comprometeu bloquear os usuários e consoles que forem identificados rodando uma versão pirata do GTA V, política adotada pela empresa ao identificar um console destravado. A Sony também não se pronunciou sobre o caso.

Resta aguardar e ver o que a Rockstar fará com relação a isso, e qual será o impacto nas vendas.

[informações de G1]