Estreia de Game of Thrones marca novo recorde de pirataria

gameOfThrones4A quarta temporada da série “Game of Thrones” estreou neste domingo (06) às 22h na HBO em transmissão simultânea com os EUA. Além de ter estabelecido um recorde de audiência nos EUA com 6,6 milhões de telespectadores, estabeleceu também um novo recorde de pirataria, com mais de 1 milhões de downloads em 15 horas.

Apesar dos esforços da HBO em disponibilizar a série fora dos EUA da forma mais rápida possível, a pirataria do seriado continua a crescer. No Brasil, além da transmissão simultânea com os Estados Unidos, o espectador podia escolher entre a versão dublada e legendada, e algumas operadoras de TV a cabo ainda abriram o sinal de HBO para todos seus assinantes no final de semana de estreia.

Lembrando que no Brasil a assinatura dos canais HBO não costumam estar incluídas em nenhum dos pacotes padrão das operadoras, e fazem parte de um pacote próprio, o que muitas vezes torna-se algo caro para alguém que vai assistir apenas a um ou dois seriados.

Mas algo que pode ter impulsionado ainda mais a pirataria foi a falha no serviço de transmissão pela internet HBO Go, a alta procura pela estreia do seriado fez com que os servidores do HBO Go ficassem fora do ar, causando revolta em seus assinantes.

Porém a HBO sempre teve uma política de não condenar os downloads piratas do seriado, segundo a emissora esses downloads servem como publicidade para a série, e acaba por promover a venda de assinaturas e produtos relacionados.

Segundo o TorrentFreak, os países que mais baixaram o primeiro episódio na nova temporada foram:

1 Australia 11.6%
2 United States 9.3%
3 United Kingdom 5.8%
4 Canada 5.2%
5 The Netherlands 4.7%
6 Philippines 4.6%
7 India 4.2%
8 Greece 3.6%
9 Poland 3.0%
10 Sweden 2.7%

[Com informações de Pipoca Moderna]