Game of Thrones segue batendo recordes de pirataria

Reprodução

Reprodução

O segundo episódio da quarta temporada de Game of Thrones chegou a ter quase 200 mil usuários compartilhando o mesmo arquivo simultaneamente, algo sem precedentes na história do BitTorrent.

Após o enorme sucesso do primeiro episódio da temporada, que bateu recordes de audiência e pirataria, certamente era de se esperar que o sucesso continuasse.

O primeiro episódio chegou a ter 140 mil pessoas compartilhando uma mesma cópia do episódio, já o segundo episódio chegou à incrível marca de 193 mil usuário simultâneos.

Na contagem de todos os downloads 24 horas após a estreia, o segundo episódio teve aproximadamente 1,5 milhão de downloads e superou de longe o primeiro episódio, que teve “apenas” pouco mais de um 1 milhão.

Os downloads de Game of Thrones não costumam ser concentrados em um único país, mas sim espalhados por diversas partes do mundo. Com algum destaque para Austrália, Estados Unidos, REino unido, Canadá e Holanda que costumam figurar sempre entre os 5 países com maior número de downloads.

O curioso é que em todos esses países o seriado está disponível legalmente pela HBO e sem grandes atrasos (as vezes até com transmissão simultânea aos EUA). Então porque as pessoas pirateiam tanto?

O alto custo pode ser a resposta. Na Austrália, por exemplo,  o pacote de TV por assinatura mais barato e que te daria direito à HBO custa certa de 70 dólares mensais, mas tem a obrigatoriedade de assinar por no mínimo 6 meses, somados os custos de instalação, o valor total chega a quase 500 dólares.

Alguém pagaria 500 dólares, para assistir a uma temporada de um seriado? É claro que com a tv por assinatura o usuário poderá assistir outros seriados, além dos outros canais inclusos no pacote. Mas não deveria existir uma opção sob demanda mais acessível para quem quisesse adquirir apenas este seriado?

[com informações de TorrentFreak]